Viajando pelo mundo - 32ª edição


A Noruega durante algum tempo teve uma indústria cinematográfica bastante notável, chegando até mesmo a exportar alguns profissionais para Hollywood. O primeiro longa-metragem data de 1922, e em quase noventa anos de existência o cinema norueguês ainda possui intenso apoio do estado, que - ao contrário de outras nações - valoriza seus profissionais de todas as artes. Abaixo, um expoente diretor de fotografia




Svein Krøvel

Parceiro constante de cineastas como Knut Erik Jensen e Petter Næss, o diretor de fotografia norueguês Svein Krovel abraçou a profissão no começo dos anos oitentas, de lá pra cá colaborou com cerca de 20 produções, entre longas e curtas-metragens. Brent av frost; Når Mørket er forbis e Heftig og begeistred - todos dirigidos por Erik Jensen, estão entre alguns de seus créditos. Krovel também contribuiu com Elling, primeiro filme de seu país a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Rodado na capital Oslo, o longa de Petter Naess narra os dramas vividos por um homem acometido por transtornos psiquiátricos que tenta se integrar à sociedade, logo após o falecimento da mãe.




Cena de Elling

3 Response to "Viajando pelo mundo - 32ª edição"

  1. Kamila says:

    Acho que NUNCA assisti a um filme norueguês... Curiosidade: como você decide os nomes que apresentará nesta seção do blog?

    Kamila, pesquiso a força do cinema em determinado país e faço uma seleção com alguns nomes proeminentes.Procuro não me ater apenas aos atores, mas também aos responsáveis pelas categorias técnicas.

    Hugo says:

    Da Noruega eu assisti "Insônia" original e um bom longa sobre um assalto chamado "Nokas".

    Abraço

Postar um comentário

Powered by Blogger