Especial 2011...
Mikael Persbrandt - Em um mundo melhor
2. Colin Firth - O Discurso do Rei
3. Adrien Brody - Armadilha do Destino
4. Christian Bale - O Vencedor
5. Brad Pitt - A Árvore da Vida
Melhor atriz:
Charlotte Gainsbourg - Melancolia
2. Natalie Portman - Cisne Negro
3. Kirsten Dunst - Melancolia
4. Jeong-hee Yoon - Poesia
5. Wunmi Mosaku - Sou uma escrava para você
Melhor diretor:
Woody Allen - Meia-noite em Paris
2.Terrence Malick - A Árvore da Vida
3.Lars Von Trier - Melancolia
4.Peter Weir - Caminho da Liberdade
5.Gabriel Range - Sou uma escrava para você
Melhor filme:
10. Sou uma escrava para você
Contrariando a impressão de recentes produções inglesas de terem aspecto de telefilmes, este longa produzido pelo britânico Channel 4 é conduzido de forma competente, ancorado pelo crível e sempre consistente trabalho de sua protagonista, no centro de uma história real repleta de dor e preconceito.
9. Hanna
Deixando um pouco os dramas de época de lado, Joe Wright de Desejo e Reparação -- conduziu este eletrizante trilher de suspense lançando mão de cenários multinacionais e apostando no talento da jovem Saorsie Ronan e no ótimo desempenho de Cate Blanchett como sua antagonista.
8. Poesia
Uma sexagenária tendo o neto envolvido num crime marcado por segredos, lidando ainda com os sintomas do Alzheimer; comprometendo seu lado racional, encontrando na poesia uma válvula de escape. Foi com sensibilidade e certo lirismo que o cineasta Lee Chang-dong dirigiu este longa sul coreano que levou um dos principais prêmios em Cannes nesta última edição.
7. Rango
Um faroeste com um camaleão como protagonista. A animação Rango foi sem dúvida o maior destaque do ano no segmento. Tido como o provável vencedor do Oscar -- foi uma das grandes bilheterias e angariou também o reconhecimento dos temidos críticos.
6. X-MEN: Primeira Classe
O que seria a Hollywood dos novos tempos sem os famosos filmes de heróis? Esta versão jovem dos mutantes da Marvel, sob o comando de Matthew Vaughn de Kick Kass -- foi uma marcante jornada às origens do Professor X, Magneto e companhia ilimitada. Sem reservas, o melhor blockbuster de 2011.
5. Meia-noite em Paris
Uma viagem ao tempo pela capital francesa nos anos vinte, com direito a encontros com Salvador Dali e Pablo Picasso. Woody Allen novamente em boa forma, neste filme que foi a maior bilheteria do cineasta em terras americanas mais recentemente.
4. Cisne Negro
O balé através de seu lado mais cruel. Em Cisne Negro - de Darren Aronofski -- acompanhamos a saga da jovem bailarina Nina Sayers lutando contra si própria na tentativa de incorporar o papel que é o ponto chave de O Lago dos Cisnes. O exasperante conflito psicológico compromete sua sanidade -- reforçado ainda pela opressão da mãe e das investidas do diretor artístico de sua companhia. Como disse outrora o crítico Rubens Ewald Filho: Deparamos aqui com a figura da bailarina não apenas como artista, mas também como atleta.
3. Em Um Mundo Melhor
Um homem dedicado a causas humanitárias, mas incapaz de zelar pela própria família; um filho culpando o mundo pela morte da mãe ; um adolescente cansado dos maus tratos na escola. A diretora Suzanne Bier fez uma aparente colcha de retalhos render numa brilhante produção -- onde seus protagonistas direta ou indiretamente buscam por uma redenção.
2. A Árvore da Vida
Dando fim a um hiato de seis anos, o cineasta Terrence Malick voltou em 2011 com este drama, repleto de metáforas -- sobre uma família americana nos anos cinquenta -- liderada por um severo pai, embora afetuoso -- e os efeitos de seus atos sobre um dos filhos. Paralelamente há um viés ligado à teoria da evolução -- contrastando ou não com uma mensagem de fundo teológico. Uma bela produção -- injustamente incompreendida pela plateia.
1. Melancolia
Duas irmãs com personalidades opostas -- e suas expectativas mediante a chegada de um iminente evento. Em 2011, Lars Von Trier ofereceu ao público este maravilhoso longa que -- não fosse as polêmicas declarações do diretor em Cannes -- teria mais êxito na temporada de prêmios. Um filme que imprime os desajustes psicológicos causados pela aproximação do Apocalipse terrestre de modo impressionante.
Ótima relação, Flávio!
finalmente alguém que também considera Christian Bale um co-lead em "O Vencedor" hehe, assim como Gainsbourg em "Melancolia".
Gostei muito do seu top 10. Só me passou batido o "Sou uma Escrava para Você". Vou correr atrás dessa lacuna.
abração!
Acho q este "Sou uma Escrava para Você" passou batido por td mundo, nem ouvi falar, agora vou atrás.
Preciso ver "Poesia" tbm, eu tinha e acabei deletando depois q não me falaram tão bem. E apesar de não gostar de "Melancolia" a Gainsbourg cada vez mais me impressiona c/ sua coragem em escolher personagens tão pesadas e deu um show no filme, mesmo achando ela coadjuvante, e talvez até ponha ela qdo comentar os indicados ao Oscar.
Parabéns pela diversidade e pelo post no meu blog.
Excelente escolha de vencedores, Flávio. Particularmente, gostei bastante de ver a Charlotte Gainsbourg como Melhor Atriz. Menção totalmente merecida.