Viajando pelo mundo - 36ª edição


Diferentemente de outros países, como o vizinho Brasil, na Colômbia fazer cinema nunca foi objeto de rentabilidade, vide os percalços e a perda do apoio estatal com a eliminação da FOCINE. Tal situação de certa forma impossibilitava o surgimento de mão de obra especializada e recursos tecnológicos mais apurados. Só foi a partir de 2003, com a aprovação da Lei do Cinema pelo plenário, que houve um renascer e com a injeção de capital privado nas co-produções colombianas, algumas delas alcançaram visibilidade fora de casa e tornaram consagrados os nomes de seus idealizadores. Entre os mais prestigiados está Sergio Cabrera.



Sergio Cabrera

Nascido em Medellin, pouco tempo depois dos pais espanhóis se exilarem na Colômbia devido ao regime franquista, Sergio Cabrera é um dos poucos cineastas colombianos a ter projeção em uma indústria de cinema local que durante quase toda sua existência caminhou a trancos e barrancos. Ex-soldado da Guarda Vermelha da China, onde viveu na adolescência, se aventurou no mundo da Sétima Arte na década de setenta, dirigindo seus primeiros curtas-metragens e pequenos documentários. Com uma carreira bastante ampla, além de diretor é roteirista; ator; diretor de fotografia e produtor alcançou o auge com La estrategia del caracol, premiado no Festival de Berlim. Filmado em zonas precárias de Bogotá, o longa retratava a luta de um grupo de moradores de um bairro periférico da cidade para manter sua dignidade depois que o inescrupuloso proprietário do imóvel onde moram decide por demolí-lo. Ao todo esta produção faturou 30 prêmios ao redor do mundo, tamanha a repercussão que teve por onde foi exibida.


Cena de La estrategia del caracol

2 Response to "Viajando pelo mundo - 36ª edição"

  1. Kamila says:

    Conheço pouco do cinema colombiano, por isso sempre digo que uma das vantagens dessa seção de seu blog é que me apresenta a vários nomes novos e que movimentam a indústria cinematográfica.

    Helena says:

    Muito bom! Parabéns!
    To te seguindo, dá uma força lá, bjs
    http://valeapena-helena.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Powered by Blogger