Tropa de Elite 2


Com quase 5 milhões de espectadores, o longa Tropa de Elite 2 já é de longe o filme nacional de maior repercussão do ano, até mais do que o tão falado Novo Lar.

Liderada pelo diretor José Padilha - também co-roteirista, essa continuação do grande sucesso de 2007 já começa eletrizante com um atentado sofrido pelo Capitão Nascimento - agora Coronel - na saída de um hospital. Logo após, o filme volta ao tempo apresentando os fatos transcorridos até aquele presente momento, quando o carro do personagem de Wagner Moura é alvejado por tiros.
Os acontecimentos do longa se passam a mais de dez anos após os do filme original , e sinalizam um Coronel Nascimento mais frio e com uma ferocidade não tão explícita quanto antes, mas ainda brutal.




Durante uma rebelião em Bangu 1, alguns carcereiros se tornam reféns dos detentos - sendo Nascimento o responsável pela negociação e tendo o professor Diogo Fraga - atual marido de sua ex-mulher - o papel de intervir no conflito como representante dos Direitos Humanos e futuro Deputado. Devido a uma falha de um dos policiais , os presos acabam matando alguns reféns e o líder deles faz o professor Fraga de escudo humano. Com isso , o governador inicialmente decide afastar o Coronel do BOPE - mas volta atrás devido a força popular - que viu o personagem como um herói, por ter resolvido aquela situação da melhor maneira possível - no ponto de vista deles.



Com a fama repentina , o ex-Capitão é promovido a Subsecretário de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro e a culpa do desastre da operação recai voluntariamente sobre um subalterno , no caso o Capitão André Matias (André Ramiro).

Ao assumir a nova função, o então novo Subsecretário decide promover uma transformação no BOPE, no que diz respeito a aparelhagem e treinamento , entretanto indiretamente acaba provocando o surgimento de novas mílicias - formada por policiais que passaram a controlar algumas favelas do Rio e plantar uma espécie de capitalismo selvagem. O grupo é encabeçado pelo Major Rocha (Sandro Rocha), que decide tirar os traficantes do seu caminho , eliminando um a um. Não tendo mais alguém para intermediar as relações entre a mílicia e a comunidade - o grupo de Rocha estabelece o domínio , assumindo a faceta de ditadores.


Percebendo o poder que aquela organização criminosa estabelecia perante a cidade, alguns políticos contactaram esse grupo de militares corruptos , a fim de angariar votos dos moradores das favelas. Um dos mais interessados nessa negociação é Fortunato - candidato a reeleição como Deputado Estadual e também apresentador de um programa de TV no estilo Cidade Alerta.

Todos que descobriram os podres da mílicia ou se mostraram contrários a ela, foram "tirados de cena" e é contra ela que Nascimento terá que lutar.



Extremamente realista , Tropa de Elite 2 entra para o pequeno número de filmes - com temática adulta - a figurar na lista de campeões de bilheteria que ultrapassaram aos 4 milhões de espectadores.

José Padilha novamente acertou em cheio. Com uma direção perspicaz e aplicada, Padilha não deve em nada para figurões internacionais como David Fincher ou Guy Ritchie - mestres em filmes de ação.

O roteiro assinado por Padilha com a partipação de Braulio Mantovani é envolvente e atual. O fato do filme ter sido lançado neste período eleitoral do ano, já o torna obrigatório, principalmente por seu tom crítico quanto a corrupção emanente em nosso país. O discurso que o personagem de Wagner Moura faz - através da narração em off - sobre as mazelas da política é surpreendemente.
Moura novamente dá um banho de atuação. Seu Coronel Nascimento ficará na memória ainda por muito tempo - graças ao incrível talento do ator baiano, que no filme tem a responsabilidade de ser crível como um obstinado justiceiro - um tanto anti-heróico - e um pai que quer estabelecer algum contato de afeto com o filho adolescente.




Milhem Cortaz é outro grande destaque. O capitão Matias não seria o mesmo se não estivesse na pele de Cortaz.
O restante do elenco - que nunca tinha ganho melhores oportunidades na TV - ajuda a elevar o nível - entre eles: Maria Ribeiro, Irandhir Santos , André Matos e o novato Sandro Rocha, que ganhou maior destaque nesta sequência.

Talvez pela temática, Tropa de Elite 2 não vá fazer tanto sucesso lá fora quanto aqui - o primeiro filme foi desprezado pelo Oscar - porém este longa merece todo o prestígio que vier a receber por onde for exibido.

Tropa de Elite 2 é um filme brasileiro de verdade, e gosto muito de dizer isso.
Com certeza é um dos melhores filmes do ano.
Nota: 10

0 Response to "Tropa de Elite 2"

Postar um comentário

Powered by Blogger