Muita calma nessa hora



Com a retomada do cinema brasileiro - que desde o longínquo Carlota Joaquina , de Carla Carmurati , voltou com força total - nos deparamos com uma quantidade n de filmes , dos mais variados gêneros - que têm levado uma multidão em massa ao cinema. Cidade de Deus, Tropa de Elite e sua continuação e Se eu fosse você e sua continuação foram campeões de bilheteria por motivos diferentes, mas desses apenas os filmes de Fernando Meirelles e José Padilha chamaram a atenção também pela qualidade de seus roteiros. Já os longas de Daniel Filho são provas que a cinematografia cômica brasileira ainda está presa ao estilo Hollywood de se fazer comédia, resultando em produções pra lá de ruins, mesmo que lucrativas.

Muita calma nessa hora , dirigido por Felipe Joffily e co-roteirizado por Bruno Mazzeo - foi aparentemente projetado para ser descolado , reunindo alguns jovens atores globais , revelações recentes do Stand-up comedy e celebridades da TV de terceiro escalão em situações absurdas ou não, na tentativa de imprimir um clima alto astral e irreverente.

O longa é protagonizado pelas amigas Tita (Andrea Horta), Aninha ( Fernanda Souza) e Mari (Giane Albertoni) que - decepcionadas com a vida , viajam para uma casa de praia em Búzios, local este que estava destinado para a lua de mel de uma delas, suspensa depois que uma desilusão amorosa faz tudo naufragar. No meio do caminho , as personagens conhecem Estrela, uma jovem hippie que está em busca do pai, que nunca conheceu - mas que pode ser identificado por uma tatuagem estilizada nas costas. O trio , agora um quarteto - acaba cruzando com diversas outras figuras , que direta ou indiretamente mudam o cursor de suas vidas.





O que se questiona depois de assistir a Muita calma nessa hora é como uma produção que conseguiu agrupar tanta gente competente resultou em algo tão sem criatividade e imaginação. Bruno Mazzeo , que com justiça deve ser considerado um dos melhores roteiristas de televisão do país - são dele os textos dos excelentes A Diarista, Cilada e Junto e Misturado, João Avelino e Rosana Ferrão , responsáveis pelo roteiro, desenvolveram uma história extremamente chinfrim - recorrendo a um excessivo número de tipos, que trouxe à memória alguns quadros do inigualável Zorra Total. A princípio, o que sinalizava ser interessante, os dramas pessoais das garotas por exemplo, se desfez nos primeiros 10 minutos - dando espaço para o gênero pastelão , rementendo aos piores filmes teens americanos.

Quanto a direção de Felipe Joffily - seu trabalho é preguiçoso e inconsistente. Não é possível , por meio deste filme , reconhecer seu estilo.

O elenco é bastante irregular, alternando entre boas participações - entre elas Laura Cardoso e Maria Clara Gueiros , com perfomances afetadas e/ou inexpressivas - Andre Mattos é um dos casos. Do grupo principal destaca-se apenas o trabalho da jovem Andrea Horta, convincente como a romântica Tita , a menina de 20 e poucos anos sofrendo após ser traída pelo noivo.

Por mais que a TV brasileira no geral apresente uma programação cômica que beira o trash , é necessário reconhecer que há muito o cinema brasileiro não oferece algo do gênero tão original e bem sucedido quanto alguns programas e atrações da TV. De fato que Guel Arraes, Fernanda Young e o próprio Mazzeo tem um timing bem particular e que na maioria das vezes suas produções são bem aceitas pelo público televisivo , mas o grande mistério é saber porque não funcionam quando migram para a tela grande. Mesma dificuldade encontraram os responsáveis por A Taça do Mundo é nossa e Seus problemas Acabaram , os dois com o pessoal do Casseta e Planeta , e a Grande Família, o filme - que tiveram desempenhos não satisfatórios.

Espera-se que nossos diretores , roteiristas e demais profissionais consigam encontrar uma identidade cinematográfica própria, apostando num estilo particular, se desprendendo - se não totalmente - o suficiente das velhas fórmulas de se fazer rir, usadas pelos cineastas norte-americanos. Enquanto isso não acontece, muitos Se eu fosse você e Muita calma nessa hora ainda virão, infelizmente.








Nota: 2

0 Response to "Muita calma nessa hora"

Postar um comentário

Powered by Blogger