O curioso caso de Benjamin Button


Baseado em um conto do escritor F.Scott Fitzgerald, o filme "O curioso caso de Benjamin Button" narra a história de um homem que nasce velho e com o passar dos tempos vai rejuvenescendo. Devido a um tipo de doença rara , Benjamin Button vem ao mundo como um bebê acometido por todas aquelas doenças comuns entre a terceira idade, como artrose e artrite, e devido a isso, rejeitado pelo pai biológico, acaba abandonado. Encontrado por uma mulher na porta da casa dela, o pequeno Button é criado como um filho pela jovem e o marido.



Proprietária de uma casa que funciona como lar para idosos, Quennie(Taraji. P.Henson) acaba permitindo que Benjamin tenha contato com pessoas idosas, como ele naquele altura, mas que, ao contrário de Button, vão envelhecendo e partindo.
A medida em que vai ficando cada vez mais jovem, o protagonista se vê desafiado a viajar pelo mundo em busca de aventuras que o façam encontrar algum sentido para sua atribulada vida. De marujo de um navio até combatente do exército , Benjamin aproveita cada nova experiência, e ,em meio a tudo isso, acaba reencontrando Daisy (Cate Blanchett), sua prima, que conheceu quando ela era apenas uma criança e ele um octogenário. Daisy acaba se tornando o grande amor da vida de Benjamin e apesar da luta que travam para ficarem juntos, Benjamim e Daisy têm consciência que o amor deles algum dia se tornará impossível, pois enquanto ela naturalmente envelhecerá com o passar dos tempos, ele ficará cada vez mais jovem, até chegar a ser um bebê.



Lançado em 2008, "O curioso caso de Benjamim Button" tem como seu maior trunfo o ótimo trabalho da equipe de efeitos visuais, não é a toa que o filme foi premiado com o Oscar nesta categoria. O processo de envelhecimento de Brad Pitt e Cate Blanchett é notável e competente. Cate ,por exemplo, está irreconhecível quando sua Daisy aparece convalescente no hospital.
Apesar de ser um pouco longa e arrastada a história comove, especialmente por retratar com sensibilidade os dramas vividos pela velhice, com as neuras e as manias de quem está nesta fase da vida. É emocionante quando vemos um por um dos personagens idosos que moram na casa partindo , enquanto o pequeno Benjamin continua por lá.
O cenário e a direção de arte também são da melhor qualidade, destaque para o casarão onde o protagonista mora com a mãe e que também funciona como o asilo.
Quanto as atuações: Cate Blanchett ,como Daisy, mais uma vez prova que é uma atriz nata e qualquer coisa que faça sempre será acima da média. Tilda Swinton também tem uma participação sublime como a amiga que Benjamim conhece em uma de suas viajens. Taraji P. Henson,indicada ao Oscar pelo filme , faz um tipo de personagem que caminha em direção a caricatura,sua Queenie é o estereótipo da negra sulista. Não acho que há um trabalho de interpretação aqui, há apenas uma imitação daquilo que Hattie McDaniel, a primeira negra a ganhar um Oscar, fazia em "O vento levou". Por fim, Brad Pitt. O trabalho do ator é competente, porém é inegável que o personagem é muito mais encantador quando o ator está com quilos e quilos de maquiagem e sustentado pelos efeitos especiais que o deixam velho. A medida que o protagonista vai ficando jovem e ganhando a cara do Brad Pitt que conhecemos o interesse vai sumindo.



Particulamente, gostei muito de "O curioso caso de Benjamim Button" por ter toda esta áurea de conto. Neste tipo de produção literária, geralmente somos apresentados a figuras excêntricas e fascinantes, que vão nos ganhando por serem indivíduos simples mas que ao mesmo tempo possuem uma estranheza cativante.
Benjamim Button é o Forrest Gump do anos 2000, totalmente bizarro e divertido em sua essência.
Este é um filme que vale a pena conferir!

Prêmios ganhos pelo filme:

Oscar - Melhores Efeitos Visuais
Oscar - Melhor Direção de Arte
Oscar - Melhor Maquiagem

1 Response to "O curioso caso de Benjamin Button"

  1. Não consegui gostar desse filme, achei um primor técnico com uma história fraca.O ponto alto é Cate Blanchet, já Brad Pitt eu achei ruim mesmo, ele só dá certo com personagens mais excentricos, como em Clube da Luta ou Queime Depois de Ler

Postar um comentário

Powered by Blogger