Viajando pelo mundo - 28ª ediçao
País do Oriente Médio a ter o maior número de indicações para o Oscar , Israel abriu realmente as portas para a Sétima Arte apenas em 1948. Desde então, inúmeras produções foram reconhecidas em importantes festivais de cinema. Na coluna de hoje, um famoso cineasta local.
Ari Folman
Diretor e roteirista, Folman começou sua carreira como produtor de documentários exibidos na televisão israelense - alguns filmados em territórios ocupados de Gaza. Seu primeiro longa data de 1995 - Saint Clara conta a história de uma jovem russa que possui o dom de prever o futuro, com a possibilidade de perder este poder no caso de se apaixonar. Logo após a produção , Ari Folman escreveu roteiros de algumas séries da TV local, inclusive dirigindo alguns episódios destas . Sua grande exposição mundial veio com a animação Valsa com Bashir. Dirigido e escrito por ele, o longa retrata as memórias de um adolescente que enfrentou inúmeras agruras ao se alistar no exército israelense e se deparar com o massacre ocorrido em Sabra e Sathila no ano de 1982. Reconhecido em várias premiações em todo o mundo , Valsa com Bashir foi indicado ao Oscar em 2008 na categoria melhor filme estrangeiro. Em 2013, Ari Folman retorna com outra animação - o ficção científica The Congress - com a participação de Paul Giamatti e Harvey Keitel.
"Valsa com Bashir": um BELÍSSIMO filme.
Infelizmente não vi outros filmes do diretor, mas não acho exagero dizer que VALSA COM BASHIR seja um dos filmes mais importantes da década passada. Extraordinário.