Viajando pelo mundo - 28ª ediçao



País do Oriente Médio a ter o maior número de indicações para o Oscar , Israel abriu realmente as portas para a Sétima Arte apenas em 1948. Desde então, inúmeras produções foram reconhecidas em importantes festivais de cinema. Na coluna de hoje, um famoso cineasta local.



Ari Folman

Diretor e roteirista, Folman começou sua carreira como produtor de documentários exibidos na televisão israelense - alguns filmados em territórios ocupados de Gaza. Seu primeiro longa data de 1995 - Saint Clara conta a história de uma jovem russa que possui o dom de prever o futuro, com a possibilidade de perder este poder no caso de se apaixonar. Logo após a produção , Ari Folman escreveu roteiros de algumas séries da TV local, inclusive dirigindo alguns episódios destas . Sua grande exposição mundial veio com a animação Valsa com Bashir. Dirigido e escrito por ele, o longa retrata as memórias de um adolescente que enfrentou inúmeras agruras ao se alistar no exército israelense e se deparar com o massacre ocorrido em Sabra e Sathila no ano de 1982. Reconhecido em várias premiações em todo o mundo , Valsa com Bashir foi indicado ao Oscar em 2008 na categoria melhor filme estrangeiro. Em 2013, Ari Folman retorna com outra animação - o ficção científica The Congress - com a participação de Paul Giamatti e Harvey Keitel.




Cena de Valsa com Bashir

2 Response to "Viajando pelo mundo - 28ª ediçao"

  1. Kamila says:

    "Valsa com Bashir": um BELÍSSIMO filme.

    Infelizmente não vi outros filmes do diretor, mas não acho exagero dizer que VALSA COM BASHIR seja um dos filmes mais importantes da década passada. Extraordinário.

Postar um comentário

Powered by Blogger