Segredos de um funeral



O site Wikipédia tem a seguinte definição para o termo Culpa:

O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo...

Será que este sentimento é capaz de aprisionar alguém por toda uma vida? Em Segredos de um funeral - trabalho de estréia do diretor Aaron Schneider - podemos encontrar algumas respostas.

Felix Bush ( Robert Duvall) , é um ermitão que há mais de trinta anos vive isolado numa casa de campo localizada numa cidadezinha interiorana. Sempre evitado pelos habitantes da cidade - que demonstram ter certo medo dele - Bush esconde um passado que o atormenta há décadas. Todos os desconhecidos que se aproximam de sua propriedade são recebidos a tiros.




Certo dia o protagonista decide procurar uma agência funerária para que seu funeral possa ser produzido - detalhe: ele quer assistir ao evento - o qual chama de festa funeral.

Tal exôtica proposta só ganha alguma atenção por meio de Frank Quin (Bill Murray) - dono da funerária da cidade - e seu assistente Buddy Robinson (Lucas Black) - que apesar de não entenderem muito bem a intenção de Felix Bush aceitam o desafio.

Segredos de um funeral é uma pequena produção que se destaca principalmente pela participação vigorosa do grande ator Robert Duvall. Aos oitenta anos, Duvall entrega como o ermitão Felix mais uma bela atuação. O personagem - a príncipio ranzinza e ameaçador - vai ganhando o espectador quando aos poucos se humaniza e camada a camada vai se revelando.

A desconstrução daquela figura assustadora é um dos maiores acertos do roteiro de Chris Provenzano e C. Gaby Mitchel que focados em seu personagem principal, foram realizando transformações tanto no visual quanto no comportamento do protagonista - dando dinamismo a ação , tendo o cuidado de não torná-la inverossímel. Além disso, os roteiristas criaram eficientes ligas para que os demais personagens tivessem uma real função na história , mantendo-se necessários para o desfecho da trama principal. A amável Mattie Darrow ( ótima atuação de Sissy Spacek) , por exemplo , tem um sentimento de resignação por Bush devido a um envolvimento no passado - tal relacionamento fez surgir feridas que não se cicatrizaram. De igual modo, a relação de respeito e fascínio que Bush desperta no espectador se encontra em Buddy ( Lucas Black ) - o assistente da funerária - que - inicialmente inseguro em ter o primeiro contato com seu novo cliente sem o auxílio do chefe ( Bill Murray, inspiradíssimo) , deixa ser levado pela imagem deste homem que muitos conhecem, mas quase ninguém sabe como é de verdade.





Aaron Schneider - antes exercendo a profissão de diretor de fotografia de séries como Supernatural , revela que tem certo domínio para dirigir atores - sendo este o principal trunfo do filme - mas ainda falta certa ousadia na execução da narrativa - adotando alternativas simplistas para desfechos decisivos.

O tema Culpa - extremamente rico e complexo - também poderia ter sido melhor explorado pelos roteiristas, que de certa forma optaram por alguns recursos instantâneos - traindo um pouco a veracidade do longa. Em contrapartida, foram muito felizes ao darem certa dubiedade para determinados personagens - como o de Bill Murray , que caminha pelo campo vilanesco até o cordial - despertando desconfiança da platéia.

Segredos de um funeral é um filme que se apóia em seu formidável elenco , que injustamente não foi lembrado para nenhuma premiação na categoria Ensemble Cast, mas que pode render para Robert Duvall mais uma merecida indicação para o Oscar.

Apesar de certos entraves, é uma produção que permite boas reflexões sobre o terrível sentimento de culpa - que aflige muita gente.


Nota: 7

1 Response to "Segredos de um funeral"

  1. Gostei do seu texto, a premissa do filme me parece interessante!

Postar um comentário

Powered by Blogger