Destinos Ligados



Dirigido pelo colombiano Rodrigo Garcia, que dentre outras coisas dirigiu alguns episódios da séries Família Soprano e Big Love, o drama Destinos Ligados (Mother and Child , no original) adota a famosa fórmula de contar várias histórias aparentemente sem conexão, que são ligadas por algum elo narrativo, recurso esse usado por Alejandro González Iñárritu em Babel e Guillermo Arriaga em Vidas que se Cruzam.


Na trama conhecemos a história de três mulheres e seus fantasmas pessoais.


Karen (Annette Bening) é uma mulher na faixa dos cinquenta anos , que se sente aprisionada pelo remorso, quando - grávida ainda adolescente , entregou sua filha para adoção. Dividida entre suas obrigações profissionais como terapeuta e os cuidados com sua mãe convalescente, a protagonista se fecha para qualquer tipo de relacionamento - temerosa pela reação das pessoas diante de seu passado.

Elizabeth ( Naomi Watts) tenta a sorte em um escritório de advocacia. Bastante intimidadora , a personagem demonstra ser contra qualquer tipo de padrão - adotando um estilo de vida desregrado e até mesmo amoral. Com a mesma naturalidade com a qual se envolve com seu chefe - mais velho e negro - Elizabeth seduz seu jovem vizinho. Sem qualquer parente vivo - algo em seu passado também mexe com ela.



A jovem Lucy ( Kerry Washington) busca com o marido adotar uma criança , a personagem é estéril - em um orfanato comandado por freiras. Se sentido pressionada pela sogra, que é contra a idéia da adoção , Lucy encontra na mãe uma espécie de porto seguro, para lidar com seus conflitos. Sua grande oportunidade surge quando uma jovem adolescente decide entregar seu filho depois de seu nascimento.



Um elemento chave une essas três mulheres , que não chegam a se cruzar completamente, mas a história de uma se reflete na da outra.

O roteiro , também assinado por Garcia, é muito bem desenvolvido ao mostrar que ao mesmo tempo que cada uma dessas mulheres são profissionais bem sucedidas em suas áreas específicas, elas se sentem acuadas quando suas emoções deixam transparecer algumas feridas e fraquezas.

Enquanto Karen se incomoda com a presença da filha de sua empregada latina em sua casa, a solitária Elizabeth se sente estranha quando está entre os familiares de seu chefe - com crianças correndo pela casa, pessoas confraternizando e sendo amistosas. Lucy por sua vez , não sabe ao certo se quer adotar uma criança pela vontade dela , ou apenas para satisfazer a do marido - e quando confrontada pela mãe de seu futuro bebê sobre suas crenças religiosas, a jovem afirma não acreditar em Deus - possivelmente por não ter sido concebida a ela a dádiva da fertilidade.

O peso da culpa que cerca as personagens é tão explícito - e pra elas tão insuportável - que ao transferirem as responsabilidades de suas ações equivocadas para seus companheiros, elas buscam uma sensação de alívio. Apenas Elizabeth não utiliza deste recurso - obviamente por não ter sólidos relacionamentos.

Destinos Ligados é uma produção que se apoia no talento de seu elenco - que é espetácular. Annette Benning está sendo bastante lembrada nas premiações recentes pela dramédia Minhas Mães e meu Pai , mas seu desempenho aqui é infinitamente superior ao do filme dirigido por Lisa Cholodenko. Annette constrói Karen como uma figura que vai da amargura a redenção. Do medo que sente em reencontrar a filha até a emoção de ver a neta, tudo é fruto da total entrega dessa maravilhosa atriz. Naomi Watts também se destaca por seu incrível trabalho ao encarnar a fria e sensual Elizabeth que - apesar de manifestar mais antipatia do espectador, demonstra humanidade em alguns momentos. Já Kerry Washington , mesmo estando um pouco acima do tom, convence como a mulher insegura, para quem tudo ocorre como um misto de sorte e obra do acaso. Os coadjuvantes Samuel L. Jackson, Cherry Jones, Jimmy Smits e Shareeka Epps também brilham em seus respectivos papéis.

Esta produção poderia ter resvelado para o dramalhão , mas a direção segura de Rodrigo Garcia e seu elenco torna Destinos Ligados um drama sensível - de fácil envolvimento. Alguns podem torcer o nariz , achando que o filme é somente para o público feminino -a principio pode até parecer, mas a qualidade da produção a coloca bem acima disso.



Nota: 8

1 Response to "Destinos Ligados"

  1. Seu texto consegue mostrar bem a essência dramática, densa e sensível que este filme transparece. É incrível como as tramas emocionam, gostei bastante e o filme foi uma surpresa total pra mim. Também acho que Bening está melhor aqui que no "Minhas mães e meu pai". Mas, as premiações apontam ela no filme de Lisa Chodolenko.

    Abraço

Postar um comentário

Powered by Blogger