A Partida


Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado , o japonês A Partida (Okuribito, no original) narra a história de Daigo Kobayashi (Masashiro Motoki), um violoncelista que - após ver a orquestra da qual faz parte se dissolver - ganha de herança da mãe a antiga casa onde moravam.
Depois de se mudar com a esposa para o velho lar, Daigo se encontra sem emprego e sem grandes perspectivas - o que o deixa bastante tenso - até que um dia o protagonista acha no classificados do jornal um anúncio - não muito claro - sobre uma profissão que ajuda pessoas a fazerem boas viagens.
Pensando se tratar de alguma coisa que envolva turismo, Daigo é o único que atende ao anúncio e se surpreende quando descobre do que se trata realmente aquela vaga.

No Japão existem os chamados Nokanshis - pessoas que preparam os mortos para os velórios e crematórios. Estes profissionais são encarregados de colocar as vestes com as quais os cadáveres irão ser cremados , bem como também da maquiagem para que os corpos possam estar apresentáveis.


Num primeiro momento, Daigo recusa a proposta de trabalho, mas volta atrás ao observar seu chefe (Kazuko Yoshiyuki) desempenhar a função com zelo e carinho.

Com o passar do tempo o personagem vai ganhando confiança e habilidade - mesmo que inicialmente sua esposa e seus amigos não enxerguem com bons olhos sua exótica profissão - o que coloca em risco seu casamento.


A cinematografia japonesa tem algo que a diferencia do que é feito em Hollywood e em outras partes do mundo. Com uma simples história, contada com toques de poesia e lirismo - é possível ganhar a empatia do espectador. Não há pressa para desenvolver o roteiro, nem aquelas perfomances meio que encomendadas para arrebatar prêmios mundo a fora, tão pouco uma direção forçada que tenta surpreender o espectador com imagens alucinantes . O importante no estilo de cinema japonês é fazer com que tudo tenha certa coerência - mesmo que algumas tranquinagens orientais soem meio que estranhas para o lado Ocidental.

Num ano muito disputado , a Acadêmia foi bastante justa ao conferir o título de melhor produção estrangeira a esta fita, que emociona e cativa pela delicadeza com a qual foi produzida.

Com certeza A Partida é um dos melhores filmes lançados em 2008.



0 Response to "A Partida"

Postar um comentário

Powered by Blogger