Música do coração


Wes Craven é um diretor peculiar. Mais famoso pelos filmes de terror que dirigiu ou produziu , como a trilogia Pânico , Craven resolveu mudar de ares ao assumir o drama Música do coração - produzido em 1999.

Originalmente o filme seria estrelado por Madonna, mas devido a divergências do diretor com a cantora, a loira resolveu pular fora - para sorte de muitos - e cedeu lugar para uma verdadeira atriz - a sensacional Meryl Streep.

Baseado em uma história real , Música do coração tem como protagonista Roberta Guaspari - uma mulher que após enfrentar um grave crise familiar, se muda com os filhos para outra cidade.

Como se torna a única responsável pela criação de suas crianças, Roberta passa a trabalhar em uma escola do Harlen, em Nova York , como professora de violino.

Após anos ensinando crianças carentes sobre a arte da música, mesmo com a oposição de alguns pais e colegas de trabalho , a personagem se vê diante de um de seus maiores desafios. A escola , numa tentativa de cortar custos, decide interromper o programa de aulas de violino - o que abate a protagonista, porém ela consegue dar a volta por cima - com a ajuda de investidores que decidem bancar o projeto.


Até Musica do coração , Meryl Streep não sabia tocar nenhum instrumento , ela teve que aprender a tocar violino através de um curso relâmpago que era ministrado durante os intervalos das gravações e nas viagens que fazia para divulgar outros filmes. O mais complicador era que Streep deveria interpretar alguém que já dominava uma arte e que teria que ensinar esta arte com perfeição. Como grande profissional que é , a atriz se entregou totalmente à personagem, estudando e treinando com o violino em média cinco horas por dia, com o auxílio de uma profissional.



O resultado de tanto esforço se vê no desempenho de Meryl Streep na tela. O papel de Roberta Guaspari rendeu a estrela de A escolha de Sofia mais uma indicação para o Oscar. O filme também foi lembrado na categoria melhor canção.

No conjunto, Musica do coração não se difere muito de outras produções do gênero em que a trama se centra no envolvimento entre professores e alunos e na tentativa dos primeiros em acarretar valores aos segundos por meio da arte - tal característica também esteve presente em Adorável Professor com Richard Dreyfuss. O que torna o filme de Wes Craven especial é a dignidade do projeto, que nunca se entrega ao dramalhão apelativo, com clara intenção de arrancar lágrimas - mas emociona por sua naturalidade.


O filme também conta com os ótimos desempenhos de Aidan Quinn e da grande Angela Bassett, que interpreta a diretora da escola onde Roberta trabalha. No elenco também está Glória Estefan, fazendo sua estréia como atriz.

Nos EUA , os projetos voltados para a arte musical são bastante tradicionais nas escolas públicas, muito embora estejam sendo extintos em muitas delas, por não contarem com o apoio necessário capaz de mantê-los no plano curricular . Contudo, cantoras como Celine Dion e Aretha Franklin fazem contínuas campanhas para que este quadro mude.

Música do Coração acabou sendo um bom chamariz para que a música seja valorizada e continue sendo ensinada as crianças , quando ainda bem pequenas.

Abaixo , o depoimento de Meryl Streep na época do lançamento do longa sobre a educação musical:

Meryl Streep: "Nós conseguimos fazer barulho com este filme. Chamamos a atenção da cidade que nos ouviu e veio até nós para tentar contornar o problema. Mas isto não ajuda a situação das escolas em Connecticut onde eu moro. Eles estão cortando a verba para programas musicais lá. Eles cortam com a maior naturalidade. Certamente o Congresso não se opõe. Então, eu acho que estamos fazendo algo bom com este filme. Os estudos comprovam que o aprendizado musical faz com que a criança desenvolva um pensamento lógico, com disciplina e poder de concentração. Isto se expande para todas as ramificações da vida acadêmica e ainda as faz se sentir muito bem.’’ (comentário extraído do site http://www.webcine.com.br/notaspro/npmusica.htm)


0 Response to "Música do coração"

Postar um comentário

Powered by Blogger