Voltando a viver



Muitos atores já não se contentam apenas em ficar à frente das câmeras, alguns já estão excursionando pelo universo da direção."Voltando a viver" é a estréia do ator Denzel Washington como diretor.

O protagonista da história é um jovem marinheiro com um temperamento explosivo e violento. Interpretado pelo até então desconhecido ator Derek Luke, Antwone Fisher (que dá nome ao título original do filme) é encaminhado para se tratar com Dr. Jerome Davenport, um psiquiatra vivido por Denzel Washington.

A princípio, Antwone se mostra resistente em falar sobre si e das pessoas que fizeram parte de sua vida, mas aos poucos vai se abrindo e revelando seu passado.

Abandonado pela mãe, quando ainda era uma criança - e mudando de orfanato a orfanato - o protagonista acaba adotado por um casal. Ao contrário do que imaginava , ao invés de ganhar carinho e atenção dos novos pais, Antwone sofre agressões sucessivas e abusos da nova família.



Como parte do tratamento, o psiquiatra aconselha que o jovem marinheiro retorne à casa onde viveu com seus pais adotivos , afim de encarar seus traumas e seus medos de frente.

Ao dar de cara com Antwone, sua mãe postiça o trata com se ainda fosse o menino oprimido do passado, mas se assusta ao perceber que o rapaz olha firmemente em seus olhos e descarrega tudo o que teve medo de dizer durante todo o período em que morou com ela.



Decidido a encontrar algum parente de sua falecida mãe biológica, o protagonista pressiona a mulher que o criou e ela acaba revelando algumas informações que podem ajudá-lo na busca por seus familiares.

Ao chegar à cidade natal de sua genitora, Antwone acaba conhecendo alguns de seus parentes, como tias e primos, e um desses entes revela que Eva May - sua verdadeira mãe - ainda está viva e morando na cidade.

Após muito pensar, o rapaz vai à casa da mulher que o trouxe ao mundo. Numa das melhores cenas do filme, Antwone, com os olhos marejados, encara Eva May e a questiona sobre o abandono.



"Voltando a viver" trata de superação,determinação e coragem. O que Antwone viveu poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Enfrentar nossos medos não é tarefa das mais fáceis, é necessário valentia para poder vencê-los e não deixar que esses medos se tornem uma espécie de cela sem portas.

Denzel Washington faz uma ótima estréia na direção. Washington conduz a produção com sensibilidade e afinco.

Apesar de ser prejudicado por uma história paralela desnecessária, a trama principal, que é baseada num livro auto-biográfico, ganha atenção da platéia principalmente por apresentar um protagonista com o qual é possivel se identificar.

As atuações é outro show a parte. Denzel Washington é um ator com muita credibilidade e mais uma vez mostra que é um dos melhores. Grande lançamento do filme, o jovem Derek Luke é talentoso e com certeza vai longe, seu Antwone Fisher é puro carisma. Destaque também para Viola Davis,que,em poucos minutos na tela, prova que nasceu pra ser atriz.

Há alguns filmes dramáticos que são meio que conduzidos na corda bamba,ficando a um passo de cairem nos dramalhões baratos,"Voltanto a viver" passa longe disso. O longa é uma prova de que é possível mexer com a sensibilidade do espectador, sem apelações conduzidas por atuações exageradas ou por um fundo musical entristecido.

Anotem ai "Voltando a viver", este eu recomendo.

0 Response to "Voltando a viver"

Postar um comentário

Powered by Blogger